O que acontece na primeira sessão?
Publicado em 02 de Julho de 2025
O que acontece na primeira sessão?
Vamos desmistificar um pouco o processo terapêutico?
Que tal começar pela primeira sessão?
O desconhecido traz todo tipo de emoções, não é verdade? Quando falamos sobre saúde mental, ainda existem muitos tabus e desconhecimentos. Vamos lá: como são as primeiras sessões?
Chamamos de anamnese alguns questionamentos básicos das primeiras sessões. Perguntas sobre relações, rotina, sintomas, tratamentos, entre outras questões, devem ser ao menos superficialmente abordadas no início do processo.
O processo terapêutico é bastante flexível e, portanto, pode seguir as demandas que o paciente traz. Os dados importantes vão sendo explorados aos poucos, conforme o vínculo avança.
Para os mais tímidos ou receosos, pode haver um certo receio sobre o que deve ser dito ou não. Não se preocupe: fale sobre isso também. Desde o início, é importante estabelecer uma comunicação aberta e abrangente, incluindo seus medos, julgamentos e conflitos relacionados ao processo terapêutico.
Diferentemente do contato comum na medicina, para um bom trabalho em psicologia é fundamental que paciente e psicólogo criem vínculos de confiança e se entendam na forma de comunicar. Por isso, é tão importante buscar um profissional com quem você consiga se conectar.
Agendou sua primeira sessão? Que ótimo! Perceba o quanto esse passo é importante e esteja aberto às descobertas e mudanças que possam vir.